Eletrônicos
Desmistificando as conexões entre Aparelhos. Tv, som, receiver, DVD, Blu-Ray, etc.


Olá. Você tem dificuldades em saber o quê liga onde? Como ligar e interligar aparelhos domésticos? Como ligar a TV com o aparelho de som? Neste artigo, vou falar sobre isso.

O que são essas ligações? Sinais de Som (Áudio) e Imagem (Video) nada mais são que pequenos impulsos elétricos que viajam de um aparelho para outro. Deste modo, é muito importante saber que, como em qualquer sistema elétrico, a corrente, ou sinais, passam pelo positivo (+) e retornam pelo neutro (-), então preste atenção se você está ligando os fios corretamente.

Entrada e Saída, qual a diferença? Outra coisa muito importante é perceber a origem e o destino do som e imagem que você quer ligar. Por exemplo, se você quer ligar um DVD na sua TV, imagine que quem vai gerar a imagem e o som é o aparelho de DVD, o sinal vai sair dele e entrar na TV, então ligaremos nas saídas do DVD e entradas da TV.
Se for o caso de ligar a TV no aparelho de som, a TV seria a origem do sinal, e o Som seria o receptor de sinal, então ligaríamos os cabos na saída da TV e em uma entrada do Som.

Tipos de conectores. Existem diversos tipos de conectores para ligar os aparelhos, alguns ligam apenas o áudio, outros apenas a imagem e ainda há cabos que ligam som e imagem juntos.
RCA: O mais comum, geralmente tem três pontas de três cores, Amarelo, Vermelho e Branco, sendo que a ponta amarela liga o vídeo e as pontas vermelha e branca ligam o áudio (stereo, Direita e Esquerda). Algumas TVs têm apenas um canal de áudio, neste caso ligue apenas um dos cabos.
Também são usados para ligar o som caso você use uma conexão RGB.

RGB: Na verdade são três cabos RCA que transmitem apenas a imagem para a TV, dividindo o sinal com uma cor em cada canal: Vermelha, Verde e Azul.

S-Video: Um dos primeiros conectores a ligar imagem e áudio em apenas um cabo, ainda transmite o sinal analógico.

VGA: Eram muito usados nos monitores CTR (tubo), algumas TVs tem essa entrada, dá pra ligar a imagem direto do computador na TV por essa entrada.

DVI: Usado por grande parte dos novos monitores e computadores, leva a imagem por meio de sinais digitais até o monitor ou TV.

P2: Geralmente usada do computador para a TV quando este é ligado com um cabo VGA ou DVI, leva o som até a TV.

HDMI: Hoje em dia a melhor opção para ligar áudio e imagem ao mesmo tempo, usando apenas um cabo, permite transmitir imagens em Full HD.

Óptico: Usado em vários Home Theater e receivers, transmite digitalmente o áudio em grande qualidade.

Digital Coaxial: Geralmente um cabo RCA ou P2 que transmite o áudio, mesmo 7.1 canais, em um único cabo.

RF: Usado como entrada de antena, analógica, digital ou mesmo TV a cabo.

USB: Usado para reproduzir pen drives e HDs externos, também pode ser usada para gravar programas, instalar aplicativos ou atualizar firmwares dos diversos aparelhos.

RJ45: Smart TVs e algumas TVs com funções específicas usam essa conexão para se ligarem à uma rede de computadores.

Ligando os aparelhos. Agora vem a parte divertida, você precisa entender o que quer fazer. Coloque em um papel os aparelhos que você deseja ligar, depois trace uma linha entre eles com uma seta da origem até o destino do sinal. Com esse mapa em mãos, fica bem mais fácil, agora procure em cada aparelho, quais são as saídas e entradas disponíveis. Às vezes, um determinado aparelho tem um tipo de conexão de saída e o outro não tem esse tipo de entrada, então vai ser preciso procurar adaptadores, por exemplo HDMI-> DVI, Óptical->Digital, S-Video->RCA, etc.

Faça uma etapa de cada vez. Por exemplo, primeiro ligue o DVD na TV, depois ligue o videogame na TV e por fim ligue a TV no Home Theater. Teste cada uma das etapas, assim fica mais fácil de achar o problema se você não conseguir chegar no resultado desejado.

Cada aparelho tem um número limitado de conectores, por exemplo, algumas TVs tem apenas 2 entradas HDMI, se você tem três aparelhos com saídas HDMI, vai precisar de um HUB HDMI para ligar todos, ou procurar outro tipo de conexão disponível.

Espero ter ajudado um pouco sobre o que parece muito complicado para algumas pessoas, mas que pode sim ser aprendido se você tiver mesmo vontade.


em 09/11/2015 às 16:22
381


Comentários



Digite o código abaixo:

verification image, type it in the box





Desenvolvido por
2016 - Todos os direitos reservados